terça-feira, 21 de setembro de 2010

Habitacional

É fato que arquitetura não é uma simples questão de decorar uma sala, levantar paredes de uma casa ou montar um jardim bonito. Envolve inúmeros ciclos comerciais, políticos, sociais, morais e outros ais.


Veja a política de hoje.
Eleições que dizem a mesma coisa: teremos um mundo melhor, um país eficiente daqui quatro anos, mas o que acontece é tão empolgante quanto a fala decorada dos federais no horário político.

Votar em quem? A arquitetura depende de um sistema político?


Não sei se você já parou pra ouvir aqueles trechos isolados das campanhas:

"Reurbanização de favelas (...) e construção de conjuntos habitacionais."
"Vamos tratar da habitação dos brasileiros, para que este tenha uma moradia digna e...''

e?

E aí que entra o papel do arquiteto.

Todo mundo sabe que a grande maioria dos conjuntos habitacionais não oferecem essa moradia-fantasia-digna-prometida-e-nunca-cumprida.

Então, MOVA-SEUS-ESQUADROS e faça sua parte pra alterar esse quadro!

O que deve ser pensado para um projeto de habitação social?

> Uso de materiais com baixo impacto ambiental
> Uso de recursos localmente disponíveis
> Instalações elétricas otimizadas para baixo consumo de energia, com fontes alternativas como o uso de painéis de captação solar para aquecer a água do chuveiro
> Instalações hidrosanitárias otimizadas para consumo mínimo de água e com reaproveitamento de água da chuva para o vaso sanitário
> Instalações de esgoto com tratamento
> Esquadrias confeccionadas com aproveitamento de madeira (pinus)
> Estrutura de telhado em madeira laminada colada (pinus)
> Tinta mineral sem compostos orgânicos voláteis

O desafio dessa coisa toda é inovar, criar novas alternativas e possibilidades que tenham uma tendência ao 'ideal'.

> Não faça um terreno vazio ocupado apenas pela construção. O paisagismo é fundamental para a eficácia ambiental do projeto. Pesquise árvores e plantas da região, o entorno é de grande importância!
> Analise a questão climática. Para a escolha dos materiais, posicionamento das casas, elaboração das plantas. Não faça o povo morrer de calor ou se congelar no inverno. Pense na dignidade de uma pessoa dormindo num quarto que pegou sol o dia inteiro em pleno verão nordestino.
> Escolha e estude bem os materiais. Verifique sua disponibilidade, seu rendimento, sua relação com o meio-ambiente. Opte por materiais recicláveis, de baixo custo, por materiais feitos com fontes limpas. Já existem vários tipos de materiais criados que são exemplos de preservação ambiental. Procure bem!
> Conceitue o seu projeto respeitando a cultura e as tradições da população. Não faça-os se sentir mal em sua própria casa.

A habitação popular merece respeito e muita atenção antes de ser elaborada.
Pense e faça o seu melhor projeto!

=D



Nenhum comentário:

Postar um comentário